quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cicatriz do bem!

Pessoal, hoje eu queria mostrar para vocês como fica a coluna depois de uma cirurgia de escoliose. A tão temida cicatriz, na verdade, é a marca de que nossas vidas foram salvas. E não é nada comparada à deformidade de antes da operação. Abaixo quatro meninas, e suas fotos, com lindas histórias de superação. 


Gabriela Galindo é bailarina. Esta é sua grande e verdadeira paixão. Agora imaginem o quanto ela sofreu tendo que lidar com uma escoliose super severa e querendo dar o máximo de si ao ballet? Mas ela consegui, ganhou medalhas, troféus e participou de diversos cursos e festivais internacionais. Em 2009 ela finalmente operou a coluna. Foi preciso implantar 17 pinos e 2 hastes para que sua curva de 80 graus se tornasse os apenas 20 atuais. Reparem na foto a diferença estética do antes e depois de Gabriela:


Gabriela e sua tia em direção ao centro cirúrgico
Ela e seu pai logo após a operação
Gabi, linda mesmo em uma cama de hospital
Ela e sua mãe felizes da vida, depois de tanto sofrimento


Julia Grasiella hoje tem 15 anos, mas com apenas 12 ouviu do médico que seu caso era cirúrgico e que não tinha outro jeito. Ela estava com 58 graus de escoliose. No caso dela foram necessários 12 parafusos e duas hastes na coluna. Olha o que ela fala: "Hoje, me sinto realizada ao poder contar minha experiência e ajudar a outras pessoas que passam pelo mesmo problema que um dia eu já passei”.



Daniele Tauana fez uma peregrinação entre médicos e hospitais para conseguir operar. Ela esperou vários meses e o SUS não liberou a cirurgia. E ela já estava com 18 anos, não podia mais esperar. Depois de muito tempo teve ajuda de uma autoridade de sua cidade e conseguiu uma vaga em um hospital local. Essa foto das costas de Daniele mostra ainda os pontos cirúrgicos:



Com apenas dois meses de operação

A Ana Julia hoje tem 14 anos, operou quando a escoliose chegou aos 50 graus e antes usou colete por 2 anos e meio. Foi operada em Porto Alegre no dia 10 de janeiro de 2011, ficou 3 dias na UTI e mais 7 no quarto. Sua recuperação tem sido fantástica! Já pode até voltar a fazer educação física no colégio. Vejam que diferença incrível o antes e depois de Ana Julia:




51 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite, adorei o blog, muito bacana a iniciativa, Gostei da história da Gabriela Galindo, que se mostrou muito forte, encarou a cirurgia de frente e não esqueceu o amor pelo ballet, parabéns a todas vcs !

Stephano Pelossi

Viviane Camacho disse...

Oi julia,
Vc tem o contato da gabriela. A historia dela me emociona muito por que sou apaixonada por ballet e as artes cenicas em geral. Sou estudante de teatro. O ballet eu desisti a muito tempo por falta de flexibilidade . e isso tambem está me atrapalhando no teatro. Descobri recentemente que tenho escoliose e ainda me sinto perdida. Não sei que tipo de terapia devo optar.

Julia Barroso disse...

Olá Stephano, muito obrigada! Esperoq ue volte sempre para ver as novidades....

bjs Julia

Julia Barroso disse...

Olá Viviane, tudo bem? A Gabi está no Facebook (Gabriela Galindo). Adiciona ela.

Obrigada pelo contato aqui no Blog. Espero conseguir te ajudar de alguma forma...

Essa coisa de falta de flexibilodade é complicado mesmo! Eu não tenho quase nada, porque operei a coluna, então.... vc imagina!

Já procurou um médico?

beijos

Patricia Italo Mentges disse...

Parabéns Julia mais uma vez e a Gabriela pela coragem e iniciativa. Tenho certeza que muitas pessoas se identificarão e saberão que não estão sozinhas!
tenho uma enorme admiração pelas pessoas que compartilham suas experiências, por vezes dolorosas, cheias de expectativa, mas por outro lado recheadas de superação, força de vontade e alegrias.
Beijos no coração de vocês.

Julia Barroso disse...

Oi Patricia!!!! Obrigada pela mensagem!

Realmente é para admirar mesmo todo mundo que passa por histórias de dificuldade e conseguem superar de cabeça erguida.

E graças a Deus temos bons profissionais, dedicados e apaixonados como você, para nos ajudar.....

bjoooo

Patricia Italo Mentges disse...

É uma honra e um privilégio conhecer pessoa como vocês!

Aprendo todos os dias como ser corajosa e guerreira do bem.

Agradeço de todo coração aos que, ao confiarem em mim, tanto me ensinam e enriquecem como pessoa e como profissional!

Anônimo disse...

muito legal o blog..eu keria q vc me ajudasse a ajudar minha amiga..ela tem 13 vai fzer 14 anos e tem uma escoliose q eu acho q eh grave..ela foi ao medico kando tinha 12 anos e ele disse q ela precisava de colete,e deixou de ir,ela foi ao medico esse ano e ele mandou ela fzer algum esporte..mas eu keria q vc me ajudasse a explicar tudo sobre como é passar por uma cirurgia e convence-la a fazer! ela tem muito medo e o maior panico eh a cicatriz..me add ai se poder ajudar lannyoficial@hotmail.com bjuu !!

"GAROTA MISTERIOSA" disse...

Meninas que fizeram a cirurgia.
tenho algumas perguntinhas...me responde por favor...
1-Quantos vocês pagaram pra fazer a cirurgia?
2- Em qual hospital?
3-Quanto tempo esperou na fila pra fazer a cirurgia??
Obrigada!

Rutielen Braz disse...

Parabéns, meninas!
São fortes, corajosas e lindas!!
Me sinto feliz em dizer que também passei por esses momentos de aflição e dor.Mas que graças a Deus, passaram.
Continuem em busca de seus sonhos pois não há nada que possa impedi-las!
Beiijos

Kelvin Barros disse...

olá meu nomé é kelvin tenho 19 anos estou esperando a minha cirurgia tenho 45° graus de curvatura, e gostaria de saber se depois da cirurgia posso voltar a treinar (academia) normalmente? operei recentemente de um outro problema, que causou a escoliose agora só falta a cirurgia pra correção da coluna, Meu e-mail é Kelvin_kln_k@hotmail.com e queria tirar algumas duvidas, obg pela atenção.

Thayná Cunha disse...

Eu também tive escoliose , tinha 60 graus com 16 anos ,descobri quando eu tinha 34 ou 36 nao lembro mt bem . faz uns 4 anos q to na fila de espera p operar ,........... uma historia longa rs , ate que operei no dia 07/01/2012 e hoje estou ai otima graças a deus ,hoje faz 1 mes e 2 dias ... e com toda certeza eu digo que foi a MELHOR COISA QUE FIZ NA MINHA VIDA .

Julia Barroso disse...

Oi Thayná, que bom, que maravilha que hj vc está bem e a cirurgia foi um sucesso. Mais uma história com final feliz.

obrigada por compartilhar!!!

beijosss

Cinthia disse...

oi sou Cinthia,eu tenho escoliose mas a minha eu quero operar por estetica...eu quero muito ser modelo! =) oq vc acha? Obrigada.

Julia Barroso disse...

Oi Cinthia! A cirurgia é muito dolorida, arriscada, complexa.

Eu só operaria em caso de extrema necessidade, que aliás foi o meu caso e o das outras meninas.

bjs

leticia disse...

oi queria saber se ficou marca da cirurgia,
se tem que ficar muito tempo de repouso depois da cirurgia,e tambem se doe.
agradecida desde já.

Julia Barroso disse...

Oi Leticia, a marca da minha cirurgia é quase imperceptível, deram na hora ponto de plástica. De repouso geral são mais ou menos 2 semanas. E três meses para ser liberada para fazer tudo. Pelo menos an minha época. Dói muito os primeiros 5 dias, demais. Depois a dor vai diminuindo.

beijos

Pamela M. disse...

oi gostei mt do seu blog , pois eu terei Qe fazer essa operação , descobri Qe tinha escoliose a Qase um ano , to morrendo atras de medicos e tals e hoje foi pedido a autorização pra minha operação pois minha escoliose ta em um alto Grau ! .
Queria te pergunta se nn tem risco de volta depois de um tempo .

beijos brigado seu blog ajudo bastante

Julia Barroso disse...

Oi Pamela, obrigada, que bom que gosta do blog! Venha sempre.

Não volta não, a coluna "nova" é calcificada com osso, é para sempre.

bjs

Anônimo disse...

Olá Julia, meu nome é Marina, estou pensando em fazer a cirurgia para corrigir a escoliose, já fiz de tudo, pilates, rpg.. tudo isso ajudou!! mas estou sofrendo com muitas dores, acho que chegou a hora!! preciso ter coragem e para ser sincera meu maior medo é a cicatriz, queria saber se tem como depois da cirurgia já feita fazer uma cirurgia plastica para diminuir ou remover a cicatriz? Aguardo sua respostaa!
beijos!

Pamela M. disse...

Oi Julia , voltei ;D .
eu estava lendo o blog e vi Que voce posto Que nao pode esconde a cicatriz da coluna , eu gostaria de sabe o porque ?

Julia Barroso disse...

Oi Pamela, a cicatriz é muito discreta, a minha ninguém vê

bjs

Julia Barroso disse...

Oi Marina, tudo bem? O normal é já darem ponto de plástica na cicatriz desta cirurgia. Fica tranquila e pergunte sobre isso com seu médico. A minha é super discreta. Ninguém vê.

bjs

Amelia disse...

Como ficam os movimentos depois da cirurgia? É preciso cuidar para não soltar os parafusos, com o tempo fica normal?

Julia Barroso disse...

Oi Amelia, os movimentos ficam normais. Alguns dependem de onde os pinos são colocados. Tem que conversar direitinho com o médico.

Nada como o tempo para normalizar tudo.

bjs

Unknown disse...

Aonde fez sua cirurgia? SUS ou particular? Aguardo resposta' Aninha

Julia Barroso disse...

Oi aninha, a cirurgia é feita pelo particular e pelo SUS. Cada caso é um caso. Mas no SUS a fila de espera é gigantesca.

beijos

jaiana ferreira disse...

ooi amei as historias dessas garotas que assim como eu, fizeram cirurgias de escoliose, fiz minha cirurgia com 11 anos e hoje to com 12 , só faiz um ano da cirurgia e como a gabi da primeira foto eu fazia ballet antes de fazer a cirurgia , mais não sei se já posso voltar a fazer :( , queria muito poder voltar.

Anônimo disse...

Muito bacana sua iniciativa!!!!
Desejo tudo de bom para essas meninas, e pra todos, pois já sofri com este mesmo problema, e sei que não é nada fácil!


Sabrina.

Gaberini disse...

Vc sente dor ainda

Julia Barroso disse...

não não!

Anônimo disse...

oi, me chamo NINA, tenho uma escoliose que aos meus 24 anos tinha 32 graus e os medicos não quiseram me operar, hj já estou com 27 e tenho passado por muita dor, sinto minha perna mais curta pois estou bem torta, tomo remedios todos os dias para poder aguentar a dor, é horrivel. gostaria de saber se sabe mais ou menos os preços para operação particular. obrigada

Julia Barroso disse...

Oi Nina, por volta de R$100 mil. Mas vc deveria voltar ao médico e tirar novo raio-x, pois realmente 32 graus não há necessidade de cirurgia! Já tentou fisioterapia especializada? beijos

Kalzone disse...

gosteiiii muito do seu blogger vc é uma guerreira, mas eu tbm vou fazer uma cirurgia minha costa esta quase 80° espero que de tudo certo e eu consiga andar novamente, esse blogger é um exemplo se superação eu seiii o que ela sentia antes da cirurgia.

Kalzone disse...

nina eu vou fazer uma cirurgia em julho de 2013, a minha cirurgia vai custar 30 mil não se preocupe o plano vai pagar 20 mil e os 10 mil vai sair do meu bolso do meus pais, detalhe a cirurgia é particular e eu moro em curitiba vou fazer com ums do melhor medico de adolecente que se encontra em curitiba.

Julia Barroso disse...

Oi Kalzine, obrigada pelos comentários!!!

Um abraço!

Anônimo disse...

oi meninas , me chamo Lavìnia tenho 17 anos e tenho escoliose . sempre tive muito medo da cirurgia e ainda tenho .. quando fui ao medico aos 13 anos ele me disse que nasci p/ ser assim .. Aquelas palavras até hj nunca sairam da minha cabeça . conheçi meu Pai há mais ou menos um mês atras , e é ele quem ta me dando forças p/ seguir em frente . meu medo continua e ainda ñ fis a cirurgia .. Ñ sei como.mais depois que conheçi meu Pai decide encara o meu poblema de frente .. e graças a Deus e ao meu pai irei me submeter a cirurgia ..
e obrigada pelos depoimentos de vçs ...
vou deixar meu face aki .. se poderen entren em contato preciso muito da força de vçs , e gostaria de contar cm foi a cirurgia ..
Lavinya. Santos@gmail.com
- eu Queria muito diser a ele Q o amo , msm nunca tendo dito isso ..

Julia Barroso disse...

Oi Lavínia, obrigada pelo comentário! Estamos torcendo por vc!!!

Stephanie Vieira disse...

Meu nome é jéssica, eu uso o colete a 2 anos,e frequento aqui desde o começo...Para as pessoas que estão começando agora, gostaria que prestassem atenção:Ninguém irá entender você as vezes, e você vai ficar perdida, mesmo com o apoio e as palavras que tua familia tenta te dar...porque eles não passaram por isso, não sabem como agir, e você tem que entender isso....A 2 anos, quando eu soube que usaria o colete, todos os meus sonhos e minha carreira na época como modelo, sumiram...acreditem quando digo que não queria ir na igreja, e xingava deus baixinho... o tempo passou e um dia um tia minha der repente me veio com uma passagem da bíblia, onde deus se depara com um cego, e seus disciplos perguntam '' o que este fez, ou qual maldição sofre?'' e deus respondeu '' ele deve passar por isso, por motivos maiores, é o destino''...eu chorei muito nesse dia, e parei de reclamar, ja que foi exatamente nesse dia que eu fui pegar o colete, e comentei com minha mãe, que eu era vitima de uma maldição...Sim, assim como você eu chorei, não uma ou duas...3899 vezes, sozinha, ir pra escola, mesmo com o apoio dos amigos, era como se tudoo fosse diferente pra mim. Quer um conselho que eu recebi, e um meu?... Pare de reclamar sua besta, o destino e deus, trabalham de formas paralelas...se não fosse o colete minha historia de amor podia ter sido diferente...conheci um cara, que me olhou com o colete e me disse que eu tava linda, era virou meu melhor amigo e 2 anos depois estavamos em uma noite de lua cheia no aniversario de minha amiga, depois de eu dançar a valsa, nos beijando...foi tão, tudo tão perfeito, e no dia perfeito, 5 pra ser exata , que por acaso é meu número da sorte....sabe, eu ainda chora e ainda as vezes tiro o colete e jogo longe, mas sabe de uma coisa, seja mais forte que eu...use...porque eu me arrependo de cada hora que não usei, por pensar que estava perdendo o tempo , perdendo lembranças que eu devia ter... Olha existe uma droga de motivo insano, pra você ta usando isso...aceite...

Jéssica Florentino Vieira...16 anos! Com esperança, e fé....Continue Firme

Anônimo disse...

Adorei o blog, bem incentivador. Meu nome é Gabriella, tenho 16 anos e estou com escoliose, já fui em três médicos e os três disseram que meu caso é realmente de cirurgia. Meu médico tem me tranquilizado, dizendo que a tecnologia é boa e tudo mais. Mostrou caso de uma garota que ele mesmo fez a cirurgia e o resultado foi 100%. Eu sei que eu não tenho o que reclamar e posso observar que existem pessoas que passam por coisas piores, mas só que tem sabe o medo não é? Eu vejo esses casos e fico muito feliz, menos preocupada na verdade. Se tudo der certo e eu sei que vai, minha cirurgia vai ser esse ano. Na verdade eu não sei porque eu acabei escrevendo aqui, acho que eu só queria compartilhar e ver que existem pessoas como a mim, que passaram pelo que eu estou passando e hoje estão ótimas, seguindo a vida. Me diz, será que o convenio paga a cirurgia?.

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Cely, tenho escoliose, trato desde os 3 (quando descoberto por meus pais e médicos)... Usei colete por 6 anos e meio e aos 16 parei de usar... Hoje tenho 50• de dores... Muitas dores!!!! Aos 20 engravidei e temi muito... Mais minha gravidez foi perfeita, mais tive que fazer cesariana pra não ter outros problemas depois..

Tenho lido varios depoimentos de quem já fez a cirurgia, minha curiosidade por ela tem aumentado pois além da estética (q é horrível) as dores são maiores a cada dia.... Temo o pós cirúrgico, as dores, o trauma... Mais, quero muito.... Meu maridão merece um corpo sedutor... Rsrsrs

bruna disse...

Ola, fiz a cirurgia a alguns anos mas não consigo me relacionar com medo de não gostarem da minha cicatriz acabando o amor ou atração por mim, me ajude como faz para lidar com iss? já fala ou falava logo de caro? eu escondo ao máximo e as vezes sumo com medo disso...Me ajude obrigada

Julia Barroso disse...

Bruna, não se preocupe com isso. A pessoa gosta da gente pelo o que somos. a cicatriz é um detalhe importante da sua vida, faz parte de você e quem ficar ao seu lado terá orgulho disso tudo.

Beijos

Anônimo disse...

adorei a sua historia de superação gabi...vc e uma mulher muito guerreira..

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o Blog e solicitar o contato com Gabriela Galindo pois no facebook lista muitas homônimas. Tenho real interesse pois sofro com o mesmo desvio me ocasionando por varias veses deslocamento da bacia e ficando impossibilitado de me locomover. Muita luz a todos!

Isabella Lebani disse...

Julia bom dia, tenho escoliose e o meu caso fica entre aqueles que a cirurgia pode ser feita e é indicada mas que se não for feita não trará sérios problemas (45 graus em cima e 35 em baixo) pois já acabou a fase de crescimento e aparentemente a escoliose não vai progredir, porém meu corpo esta torto, eu manco por conta da escoliose, e mais algumas coisinhas que estão me incomodando muito e estou pensando em fazer a cirurgia porém, como a maioria, tenho medo da cicatriz mas já me falaram que depois de um tempo ela fica quase imperceptível, queria te pedir uma foto mais recente da sua, sera que pode me mandar? Me ajudaria muitooo
Isabella_lebani@yahoo.com.br
Obrigada!! :)

Julia Barroso disse...

Oi Isabella, tudo bem? Você poderia tentar um método conservador antes de procurar a cirurgia. Já conhece o Projeto Escoliose?

http://www.projetoescoliose.org/

Beijos grandes

Anônimo disse...

Olá hoje tenho escoliose dupla uma com 60 graus e outra com 45.Tenho 14 anos e vou tentar minha cirurgia pelo SUS, li as histórias e peço à Deus q de tudo certo como a das meninas.bjs

Anônimo disse...

Olá, me chamo Fernanda, 13 anos. Tenho duas curvaturas uma de 42 (torácica) e outra 34 na lombar. Muito previamente irei fazer a cirurgia, espero que dê tudo certo! Parabéns pelo blog.

Leudymara Oliveira disse...

olá, tenho 19 anos, e já nasci com escoliose com uma curvatura lombar, quando criança usei tres aparelhos mas não serviu e aos 13 anos o médico disse q esra caso de cirugia e minha família com muito medo não foi atras da tão delicada cirugia. então hj com 19 anos sinto muitas dores, ploblemas respiratorios e vivo muito triste, mim ajudem, não sei o fazer. Contem suas experiencias como conseguiram a cirugia!

Fafy Fafy disse...

Olá gente!!! Minha filha Camilla tem 15 anos há dois meses, realizou uma cirurgia de escoliose. Meu coração ficou muito apertado e apreensivo antes de tal procedimento. Mas, a cirurgia foi um sucesso , principalmente sua recuperação. Leva uma vida normal, nem parece que fez cirurgia. Recomendo quem precisar realizar tal cirurgia não tenha medo. Confie primeiramente em Deus e depois no profissional. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de corrigir sua escoliose. Pois, hoje vejo o sorriso estampado no rosto de minha joia rara e a melhora na sua auto estima. Cada vez mais linda. Desculpem, sou mãe coruja. Não desistam do sonho. Se quiserem estarei a disposição para dúvidas. Bjosss

Postar um comentário